O hot hatch da GM de segunda geração, Chevrolet Cruze Sport foi lançado em 2016, e na época tinha a intenção de competir com o Golf 1.4 turbo, e Sandero Rs. Hoje os antigos rivais do Cruze Sport já estão fora de linha, e em teoria o cenário ficou favorável para o hatch médio da Chevrolet, porém depois de 7 anos com poucas alterações no design e com o mesmo motor, será que ainda vale a pena?
Chevrolet Cruze Sport 2023 Visual
Lançado em 2016, o Cruze Sport de cara já chamou atenção pelo seu visual, e também não era atoa, já que o carro possuía um desenho agressivo e moderno, sem parecer forçar um modernismo.
O hatch da GM rapidamente passou o Sandero Rs na questão de beleza, e competia de igual para igual com o Golf, sendo que o Cruze parecia chamar mais atenção daqueles que gostam de agressividade de linhas, e o hatch alemão agradar mais aqueles que prezam por linhas mais sóbrias.
Mesmo esse visual ser de 7 anos atrás, o Chevrolet Cruze Sport envelheceu bem, e não dá sinais de idade, sendo um carro que pode enganar os desavezados como carro de desenho moderno.
Chevrolet Cruze Sport 2023 Acabamento e interior
No quesito acabamento o Cruze Sport dá um show na maioria dos SUVS atualmente, isso porque o painel e de material misto, na parte superior temos um plástico de boa qualidade, e na parte inferior temos couro com costura em linhas vermelhas, o que dá um ar de esportividade e luxo no carro,
As portas, tanto traseiras quanto dianteiras possuem couro, o que é raro nos dias atuais, e os bancos também são em couro e bem confortáveis, com regulagem de altura e profundidade, assim como o volante, que possui os mesmos ajustes.
Talvez o ponto fraco do Cruze Sport no quesito interior seja o painel de instrumentos, isso porque ainda é um equipamento analógico, com um pequeno computador de bordo centralizado, porém quem não liga muito para painéis digitais o Cruze vai agradar, isso porque apesar de antigo, o painel do hatch da GM é bem completo e de ótima a visibilidade.
Chevrolet Cruze Sport 2023 Dimensões
O Cruze Sport é um carro que preza pela esportividade, porém sem deixar de ser funcional para um uso urbano no dia a dia, e as dimensões do carro permitem que o hatch da GM cumpra com êxito a sua missão. Isso porque o Chevrolet conta com um bom espaço interno, conseguindo levar 4 adultos com conforto, e na parte do meio do banco traseiro pode levar uma criança sem maiores problemas de espaço.
O porta-malas é razoável para um hatch médio, tendo um espaço de 290 litros, capaz de atender uma família para um uso diário urbano, porém esse espaço pode ser considerado pequeno para uma viajem mais longa. É valido lembrar que o espaço para as malas pode ser ampliada com o rebatimento dos bancos traseiros.
Comprimento: 4448 mm
Largura: 1807 mm
Altura: 1484 mm
Entre-eixos: 2700 mm
Porta-malas: 290 litros
Tanque de combustível: 52 litros
Peso: 1.331 kg
Chevrolet Cruze Sport 2023 Conjunto mecânico e preço
Talvez no quesito conjunto mecânico temos o principal ponto fraco do Cruze Sport, isso porque o motor 1.4 turbo de 153 cv de potência não ganhou atualizações nesses últimos anos, e já se mostra um pouco cansado para ser a força motriz de um esportivo.
Quando o carro foi lançado em 2016, e os 153 cv de potência e 24,5 kg de torque foram muito bem recebidos pela crítica na época, e é bem verdade que ainda hoje não são números ruins, porém para um hot hatch esportivo, esses números podiam ser maiores. A GM que sempre se destacou na atualização de motores, meio que deixou de lado a unidade de potência 1.4 turbo, e isso prejudicou o Cruze Sport, pois se esse carro tivesse uns 30 cavalinhos a mais, e uns27 kg de torque, com certeza as vendas estariam bem melhores.
O câmbio responsável por distribuir a potência do hatch médio da Chevrolet é o bom automático de 6 marchas com conversor de torque. Essa caixa é excelente, trás conforto e confiabilidade, porém como o Cruze Sport flerta com a esportividade, uma opção manual seria muito bem-vinda.
Todo esse conjunto saí das concessionarias por 168.990,00 reais, que é um valor condizente com outros carros médios, porém pelo fato de ser o único hatch médio do mercado, e difícil dizer se o preço está acima ou abaixo do normal da categoria.
Considerações finais
O hatch da Chevrolet é um carro bonito, bem-acabado e com diversos itens, porém essa categoria de hatchs médios está bem fria, então o consumidor de um Cruze Sport tem que entender o que está comprando, pois se o comprador quiser um carro que preze pela economia e praticidade, e não se importe muito com o visual ou o prazer em dirigir, ai é melhor comprar um desses SUVS genéricos.
O Cruze Sport é um carro de bom uso urbano porém ele busca um tempero a mais, ele flerta com a esportividade e com a sensação de satisfação ao dirigir, então se o consumidor não quer deixar de ter um carro bonito e com personalidade, e está disposto a abrir mão de um pouco de porta-malas e altura pra isso, o hatch da GM se torna uma excelente opção.