Jeep Renegade 2024 estreia sem muitas atualizações no visual mas com preços competitivos
O Jeep Renegade chegou ao mercado brasileiro em 2015, e na época chamou atenção do público, com um visual que remetia aos antigos Jeeps, porém completamente moderno, em um equilíbrio ousado entre o aventureiro e o urbano. Logo o carro começou a vender bem, e criou um grupo de admiradores, porém depois de 8 anos de lançamento, o desenho do carro pouco mudou, e começou a dividir opiniões. Agora será que em pleno segundo semestre de 2023, o Renegade ainda tem fôlego?
Visual
Como dito anteriormente, o visual do Jeep Renegade pouco mudou, e hoje é muito difícil definir o Renegade, pois para alguns, suas linhas já estão cansadas, enquanto outros ainda admiram seu conceito.
Na frente o carro conta com uma grade que procura dar um tom agressivo, o que antes era tendência e hoje já é clichê, mas em contra partida os faróis são redondos, bonitos e de Full LED, o que dá um pelo toque de modernidade no SUV.
A traseira do SUV de entrada da Jeep é bem quadrada e bruta, do tipo que ou se ama ou se odeia, mas vale destacar que ao menos é um design ousado que não fica em cima do muro.
Interior
O interior do Renegade talvez seja o ponto forte do carro, pois seu painel é todo composto por material suave ao toque, as portas têm acabamento em couro, o volante é bem forrado e de ótimo pegada, e isso sem falar dos bancos que são bem confortáveis.
Em relação ao painel de instrumentos, nas versões mais baratas temos um equipamento misto, analógico e digital. Já nas versões mais caras o painel de instrumento é completamente digital.
Dimensões e conforto
Como dito no último tópico, os bancos garantem um bom conforto, porém as dimensões do carro deixam a desejar, os passageiros da frente não precisam se preocupar, porém os ocupantes de trás podem passar abertos, principalmente na área dos joelhos, já que o teto é alto, e para cabeça o espaço não será problema.
Daí vocês podem pensar, se o espaço interno não é bom, pelo menos o Renegade compensa no porta-malas, porém o espaço paras as malas do SUV é simplesmente decepcionante, o veículo conta com apenas 320 litros de mala, sendo desfuncional até para uma compra de mês para uma família de 5 pessoas. Para fins comparativos, o Kwid, carro de categoria bem inferior à do Renegade conta com 290 litros de mala.
As dimensões do carro chegam a ser cômicas se observamos que o Renegade não é pequeno, é pesado, porém não oferece um espaço digno de um SUV e muito menos um porta-malas decente.
Comprimento: 4268 mm
Largura: 1805 mm
Altura: 1706 mm
Entre-eixos: 2570 mm
Porta-malas: 320 litros
Tanque de Combustível: 55 litros
Peso: 1.468 kg 4×2 e 1.643 kg 4×4
Motorização e câmbio
Todas as 3 versões do Jeep Renegade possuem o mesmo motor, que no caso é o 1.3 turbo de 185 cv e 27 kg de torque. Esse propulsor é moderno e entrega bons números, porém o fato dessa unidade equipar todas as versões do SUV gera certas destorções.
Tais distorções têm relação direta com o peso, pois exitem versões de Renegades de tração dianteira, e outras de tração 4×4, porém como é o mesmo motor para todas as transmissões, as versões mais baratas, que são 4×2, acabam tendo um melhor desempenho que as versões 4×4, já que os Jeeps 4×2 são mais leves.
Para resumir, as versões mais baratas do Renegade são mais econômicas e de melhor desempenho que as versões mais caras.
No quesito câmbio temos 2 opções, nas versões mais em conta o SUV da Jeep vem equipado com o automático de 6 marchas, e nas versões de maior preço, a caixa também é automática, só que de 9 marchas. Ambos os equipamentos conseguem distribuir bem a potência do carro, e as trocas de marcha são macias e suaves, então no ponto de vista das marchas o Renegade passa de ano.
Preços e Versões
Ao todo o Renegade tem 3 versões. A opção mais em conta tem o nome de Sport T270 e sai das agências por 119.990,00 reais. E vem com para-sol Iluminador porta-luvas iluminado, rack do teto na cor preta, tapetes dianteiros e traseiros,
3 Anos de Garantia, ABS, ajuste do volante em altura e profundidade, alarme, alertas de limite de velocidade, apoia braço com porta objetos, apple Carplay e Android Auto com espelhamento sem fio, ar-condicionado, aviso de mudança de faixas, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro bipartido 60/40 e rebatível, câmbio automático de 6 marchas, câmera de estacionamento traseira, central Multimídia com tela de 7, chave canivete com telecomando para abertura das portas, cinto traseiro central de 3 pontos, cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura, comandos do sistema de áudio e bluetooth no volante, computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), controle de estabilidade (ESC), controle de tração, controle eletrônico, detector de fadiga do motorista, direção elétrica, encosto de cabeça traseiro central entrada USB para os ocupantes do banco traseiro, estepe de uso emergencial, faróis Full LED com assinatura em LED, freio de estacionamento eletrônico, freios a disco nas 4 rodas, frenagem autônoma de emergência, lavador e desembaçador do vidro traseiro, luz de rodagem diurna (DRL) em LED maçanetas e retrovisores externos na cor.
A versão intermediária se chama Longitude e custa 150.990,00 reais, essa opção vem com todos os equipamentos da Sport T270, porém aqui temos ar-condicionado duas zonas, central multimídia de 8 polegadas, bancos de couro, sensor de estacionamento e rodas de 18 polegadas.
No topo temos a Renegade Trailhawk 4×4 que saí no valor de 174.990,00 reais. Essa versão vem com sistema de monitoramento de ponto cego, câmbio automático de 9 velocidades, sensor de chuva e tração nas 4 rodas, além de todos os equipamentos da versão Longitude.
Considerações finais
O Jeep Renegade é um carro que apresenta preços competitivos, porém deixa a desejar no espaço interno e no porta-malas. O motor é excelente para as versões 4×2, e apenas razoável para as opções 4×4, então todo esse contexto vai deixando o custo beneficio desse carro um tanto quanto nebuloso.
Caso o consumidor não necessite de muito espaço, e goste do desenho do Renegade, acredito que a compra de um Jeep tração dianteira será uma boa escolha. Mas em relação aos Jeeps 4×4, o cenário é pior, já que é muito difícil encontrar vantagens em uma eventual escolha dessa versão.