Novo Sentra 2023 veja preços e versões
O sedã médio da Nissan, o Sentra volta ao Brasil depois de quase 2 anos de ausência no mercado brasileiro. O Carro volta renovado, em uma nova plataforma e de visual ousado no exterior e interior. O Sentra que agora vem importado do México, tem o objetivo de rivalizar com o Toyota Corolla, que hoje nada de braçada com a subida de categoria do Honda Civic.
Visual
O visual é um dos pontos fortes do novo Nissan Sentra, com um design ousado e semelhante ao do irmão maior, o Nissan Altima. O carro possuí um belo conjunto óptico com a dianteira sendo toda em LED, e conversando bem com a grade dianteira.
Outro ponto a se destacar e o belo caimento de teto do veículo que deixa a carroceria com um aspecto de coupé, deixando o Sentra com uma bela mistura entre um sedã corporativo, mais ao mesmo tempo com uma pegada esportiva.
Acabamento e interior
O interior do Nissan Sentra é uma agradável surpresa, principalmente na cor caramelo, que faz o carro parecer de uma categoria acima da sua. Tanto o painel e as 4 portas possuem acabamento em material suave ao toque, e o belo console central também não deixa a desejar, já que é todo bem-acabado e não deixa espaço para o carpete aparecer. Outro detalhe interessante é a saída do ar-condicionado redonda, que é bem semelhante as saídas utilizadas pela Mercedes, o que deixa tudo bem harmônico.
O ponto fraco do interior será bem sentido pelos passageiros que viajarão no banco de trás do novo Sentra, já que o lançamento não conta com saída de ar na parte traseiro do veículo, no lugar onde naturalmente ficaria a saída de ar existe uma tomada 12 Volts, que até pode ser útil mas não é tão fundamental.
Dimensões
Como dito anteriormente, o carro está com uma nova plataforma, onde o Sentra cresceu em todos os aspectos, excedo no porta-malas. O novo lançamento da Nissan pode levar até 4 passageiros e 1 condutor, porém só 4 pessoas conseguem viajar com conforto, já que o túnel central do veículo é alto, o que atrapalha o passageiro do meio.
Outro aspecto ruim do Sentra é o porta-malas de 466 litros, o que nem de longe pode ser considerado pequeno, porém perde muito em relação a antiga geração, que tinha 503 litros.
DIMENSÕES | Sentra 2023 |
Comprimento | 4.646 mm |
Largura | 1.816 mm |
Altura | 1.456 mm |
Entre-eixos | 2.707 mm |
Porta-malas | 466 litros |
Versões
O novo Sentra conta com 3 versões, a mais em conta, nomeada de Advance CVT sai das lojas a partir de 149.990,00 reais, e vem com: ar-condicionado de duas zonas, bancos em couro preto com tecnologia Zero Gravity, banco do motorista com regulagem elétrica, bancos dianteiros aquecidos, chave presencial com partida por botão, computador de bordo em tela de TFT de 7″, acendimento automático dos faróis, modos de condução Eco e Sport, piloto automático, portas USB dianteira e traseira, retrovisores elétricos, volante em couro com regulagem de altura e profundidade, Faróis em LEDs com luzes diurnas, rodas de 17″ com pneus 215/50, 6 air-bags (frontais, laterais e de cortina), alerta de colisão frontal, Alerta de objetos no banco traseiro, Alerta de atenção do motorista, assistente de frenagem automática, câmera de ré, Faróis de neblina em LEDs, controles de tração e estabilidade com assistente de partida em rampas, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sistema multimídia com tela de 8″ e espelhamento Apple CarPlay e Android Auto (com fios).
Já a versão intermediária do sedã, a Exclusive CVT, está custando 173.290 reais e vem com todos os itens da versão anterior, porém com: farol alto automático, partida remota do motor, piloto automático adaptativo (ACC), retrovisor interno fotocrômico, retrovisores externos com rebatimento elétrico, teto solar elétrico, alerta de tráfego cruzado traseiro, alerta de saída de faixa, monitoramento de ponto cego, visão 360 com detecção de pedestres e obstáculos, sistema de som Bose com 8 alto-falantes.
A versão de topo custa apenas 1.700 reais a mais que a versão intermediária, ou seja, com 174.990 reais você consegue levar o Sentra Exclusiva CVT interior premium, que vem com todos os equipamentos da versão anterior, porém nessa opção o anterior vem na cor caramelo, o que deixa o sedã com aparência bem refinada.
Motorização e câmbio
Todas as versões do Nissan Sentra saem de fábrica com o motor 2.0 aspirado de 4 cilindros em linha, alimentado exclusivamente a gasolina. Essa unidade motriz consegue gera 151 CV e 20 kg de torque. A injeção é direta e o comando de válvulas é duplo tanto na admissão quanto no escape. Toda essa combinação permite que o Sentra rode 11 km com um litro de gasolina na cidade, e 14 km por litro na estrada. Tais números de consumo perdem por pouco para seu concorrente, o Corolla.
O câmbio também é o mesmo para todas as versões. O CVT de 8 marchas simuladas torna o carro bem confortável e suave na rodagem, e promete baixas rotações em altas velocidades nas estradas.
Conclusões finais
O novo Sentra é bonito no exterior e no interior, tem uma combinação mecânica interessante e que promete ser confiável, porém a missão de incomodar o Corolla é bem complicada, pois o rival da Toyota tem versões mais em conta e mais potentes que o novo lançamento da Nissan, isso sem falar da excelente reputação do líder do segmento.
O consumidor que pretende comprar o Sentra, dificilmente vai se arrepender, pois o produto é bom em vários aspectos, mas avaliando o perfil do brasileiro, que tem o Corolla como o carro sinônimo de sucesso e robustez, acho seguro afirmar que o sedã médio da Toyota não sofrerá grandes ameaças.