Renault Captur 2023, preço e motorização
Renault Captur 2023 chega nas agências com um visual renovado, e um conjunto mecânico bem interessante. O carro além de estar bonito, demostra uma boa autonomia e promete agradar vários perfis de consumidores.
Visual
O Captur sempre foi um carro bonito, na frente o francês conta com um visual moderno, com faróis, grade e para-choque em uma boa harmonia. Na traseira do SUV temos a primeira grande diferença em relação ao modelo anterior, antes o carro parecia um Kwid grande, agora temos uma parte de trás ousada, com lanternas estilo bumerangue. Esse estilo de lanterna é um tanto quanto polêmico, pois geralmente divide opiniões, eu particularmente acho esse estilo bem agressivo e agradável aos olhos.
Ainda no quesito visual, é importante destacar que o conjunto óptico e as rodas de liga leve de 17 polegadas fazem o carro melhorar muito esteticamente. O Lado negativo do Captur está no interior, que conta com um desenho arredondado, o que traz a sensação de carro popular.
Acabamento
Apesar do interior não ter um design agradável, a qualidade dos materiais é boa. Os bancos são de boa qualidade e confortáveis, o volante é forrado em couro e conta com uma boa pegada, além de regulagem de altura e profundidade.
O acabamento do painel é excelente, a parte de cima é toda em material suave ao toque, e no meio temos um aplique de black piano, o que dá um ar de luxo e sofisticação. Na parte de instrumentação temos um painel misto, sendo uma parte analógica e outra parte digital, no geral é bem bonito.
No quesito das portas temos um problema, já que enquanto as da frente contam com material suave ao toque e detalhes em black piano, o que é excelente, mas nas portas de trás temos apenas plástico duro.
Dimensões
O SUV francês conta com um excelente espaço e consegue levar 5 ocupantes de maneira confortável, já que o túnel central é de baixa altura, o que facilita o passageiro do meio. O Captur também é vantajoso para pessoas de grande estatura, já que a cabine é bem alta.
No porta-malas o Renault tem bons 437 litros, contra os 440 litros do Corolla Cross, ou seja, temos quase um empate técnico.
Comprimento: 4379 mm
Largura: 1813 mm
Altura: 1619 mm
Entre-eixos: 2673 mm
Porta-malas: 437 litros
Tanque de combustível: 46 litros
Peso: 1376 kg
Conjunto mecânico
A cereja do bolo do novo Captur é o conjunto mecânico, que mescla o conforto com o desempenho. O motor em todas as versões é o excelente 1.3 turbo de injeção direta, que gera 170 cv e um excelente torque de 27 kg, tais números tornam o carro capaz de atingir um 0 a 100 em menos de 10 segundos.
Além do bom desempenho, o carro tem um consumo que agrada, com o Captur conseguindo fazer 11 km com um litro de gasolina na cidade, e 11,6 km com um litro de gasolina nas estradas.
Todos as versões também contam com o câmbio CVT de 8 marchas simuladas, essa transmissão torna o Captur capaz de rodar de maneira macia e sem trancos, e também contribuem para uma baixa rotação em altas velocidades. O único ponto fraco do CVT é a questão da esportividade, porém apesar de o carro ter um bom desempenho, a esportividade não é a proposta do SUV.
Versões e preços
O Renault Captur conta com 3 versões, a mais barata é intitulada de Zen, e saí das lojas a partir de 142.990,00. Já a opção intermediária tem o nome de Intense, e seu valor é de 149.590,00. No topo temos a Iconic, no valor de 164.190,00.
A Zen já vem bem equipada, com ar-condicionado automático, vidros elétricos, direção elétrica, sistema de espelhamento de Apple Car Play & Android Auto, câmera de ré, assistente de frenagem de urgência e 4 air-bags.
Já na versão Intense temos todos os itens da Zen e mais, sensor de chuva e crepuscular, saídas USB para os bancos traseiros e faróis de neblina com função “cornering”
Na Iconic, além de todos os equipamentos citados anteriormente, temos faróis totalmente em LED, sensor de ponto cego, Sistema “Multiview camera” e Bancos com revestimento Premium Marrom Castanyera.
Conclusão
O Renault Captur tem um excelente motor, um belo desenho e ainda oferece preços competitivos para a categoria, sendo mais barato que o Corolla Cross. Então é seguro afirmar que o SUV francês é uma excelente opção para quem tem uma família de até 5 pessoas, e quer rodar com conforto e desempenho.
O Captur reúne todos os itens necessários para rivalizar com o qualquer outro SUV de sua categoria, e quem comprar entendo a proposta do carro, não vai se arrepender.