Renault Kwid 2023 Preços e versões veja o que mudou.
O Renault Kwid ainda é o carro zero mais barato do Brasil, partindo de 68.990 reais, o “popular” tem a proposta de ser um carro útil para o dia a dia urbano, oferecendo apenas o necessário com o mínimo de conforto.
Renault Kwid 2023 – Visual
O Kwid nunca foi um carro feio, obviamente é notável que é um projeto simples, porém com seu charme. Quando comparado com seu rival, Fiat Mobi, o francês é bem mais agradável aos olhos.
Após seu facelift, o Kwid ganhou faróis mais finos que o anterior, o que deixou o carro um pouco mais moderno. A traseira do veículo não teve grandes mudanças.
Renault Kwid 2023 – Acabamento e interior
No quesito acabamento o Kwid é bem simples, tendo seu interior todo feito de plástico duro, e bancos de tecido inteiriços. É um interior que deixa claro que as intenções do carro são focadas na simplicidade e no preço.
De ponto forte pode se destacar o volante, que apesar de ser de um material comum, é bonito e de boa pegada. Já o grande ponto negativo são os parafusos a amostra nas maçanetas internas das portas.
Renault Kwid 2023 – Dimensões
O Kwid é um carro pequeno, porém alto, o que pode privilegiar pessoas de maior estatura, os passageiros da frente podem viajar com um certo conforto, porém a situação no banco traseiro é um pouco mais difícil, em percursos curtos o carro consegue transportar 4 ocupantes, mas quando o assunto é pegar uma estrada, as pessoas do banco de trás não terão uma boa experiência.
Se o espaço interno deixa a desejar, o porta-malas surpreende, com 290 litros o Kwid consegue ser perfeitamente útil para carregar grandes compras e malas de viajem. Ao comparar com a mala do Mobi, a situação do francês fica ainda melhor, já que o rival da Fiat conta com 235 litros de porta-malas.
Renault Kwid 2023 – ficha técnica
Motor | Kwid 1.0 12V Sce |
Tipo | Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol |
Número de cilindros | 3 em linha |
Cilindrada em cm3 | 999 |
Válvulas | 12 |
Taxa de compressão | 11,5:1 |
Injeção eletrônica de combustível | Multiponto |
Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484) | Gasolina: 68 cv @ 5500 rpm / Etanol: 71 cv @ 5500 rpm |
Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) | Gasolina: 9,4 kgfm @ 4250 rpm / Etanol: 10 kgfm @ 4250 rpm |
Transmissão | |
Tipo | Manual 5 marchas |
Freios | |
Tipo | Disco ventilado / tambor |
Direção | |
Tipo | Elétrica |
Suspensão | |
Dianteira | McPherson, independente com barra estabilizadora |
Traseira | Eixo de torção |
Rodas e Pneus | |
Rodas | Aço aro 14 polegadas / Liga leve aro 14 polegadas (Intense) |
Pneus | 165/70 R14 |
Dimensões (mm) | |
Comprimento total (mm) | 3680 |
Largura sem retrovisores (mm) | 1579 |
Altura (mm) | 1479 |
Distância entre os eixos (mm) | 2423 |
Altura livre do solo (mm) | 185 |
Ângulo de entrada (°) | 24,1 |
Ângulo de saída (°) | 41,7 |
Capacidades | |
Porta-malas (litros) | 290 |
Tanque (litros) | 38 |
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg) | 375 |
Peso em ordem de marcha (kg) | 825 |
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) | ND |
Renault Kwid 2023 – Versões e preços
Antes de destrincharmos as versões do Kwid, é importante destacar que todas as 3 opções do compacto francês vem com a mesma motorização e o mesmo câmbio.
O motor é 1.0 aspirado de 3 cilindros, que oferece um torque de 10 kg, e uma potência de até 71 CV. O grande trunfo dessa unidade de potência é a economia de combustível, sendo o Kwid capaz de fazer 15 km com um litro de gasolina na cidade, e 17 km com litro de gasolina na estrada.
O câmbio é o bom e velho manual de 5 marchas, que é bem robusto e de fácil manutenção. Os engates são macios e precisos, e a escalonação é bem curta, o que ajuda no arranque, porém deixa a desejar em alta velocidade.
A primeira versão é a Zen, ela sai das agências a partir de 68.990 reais, e é equipada com o kit dignidade, com ar-condicionado, direção hidráulica, trava elétrica e vidros elétricos só para as portas da frente.
A versão intermediária atende pelo nome de Intense, e além de possuir os itens da versão anterior, também conta com câmera de ré, tacômetro, chave do tipo canivete e rodas de liga leve. Nessa versão o preço fica a partir de 71.590 reais.
No topo temos a versão Outsider, que além de contar com todos os equipamentos da versão Intense, também tem moldura lateral, retrovisores elétricos e bancos exclusivos. A Outsider saí de fábrica custando 74.990 reais.
Conclusão
O Kwid é um carro simples e por isso é o mais barato do Brasil, então é obvio que um projeto que procurou cortar custos para ser competitivo no preço vai apresentar diversas ausências. Porém mesmo estando longe de empolgar e de ser completo, o Kwid é honesto, promete pouco e entrega esse pouco.
O carro consegue atender a sua proposta, que é de ser barato e útil para um uso urbano. É lógico que não é um bom carro para a estrada, ou um carro que chame atenção dos jovens quando passa na rua, porém o compacto não tenta enganar.