BYD Dolphin 2024
A marca BYD, líder no segmento de elétricos na China, chegou no Brasil com os pés na porta, a montadora chinesa trouxe para o país o Dolphin, carro que é 100% elétrico, tem autonomia próxima de 300 km, e custa menos de 150 mil reais.
BYD Dolphin 2024 Visual
O BYD Dolphin é um hatch bem simpático, sua traseira com lanternas em LED é moderna sem ser exagerada, o carro saí de fábrica com belíssimas rodas de 16 polegadas, em liga leve, que deixam o elétrico com uma pegada esportiva.
O ponto fraco no quesito estético do BYD Dolphin é a dianteira, pois os faróis parecem ser pequenos demais, deixando a “cara” do carro um tanto quanto desproporcional, mas, pelo menos, o conjunto óptico é de Full LED, o que ajuda no visual noturo.
BYD Dolphin Acabamento e interior
O acabamento interno do BYD Dolphin é bem interessante, pois tem um desenho bem ousado com muitos vincos e curvas o que deixam hatch com um visual bem futurista. Os acabamentos de painel e portas são predominantemente de plástico duro, porém tem detalhes em tecido, que combinam bem com o veículo.
O carro ainda conta com um belo painel de instrumentos completamente digital, e um kit multimídia de 12 polegadas, dando um tom refinado para o interior do elétrico.
Outro destaque positivo do Dolphin é que o consumidor tem o poder de escolher a cor do interior, existem 3 opções: a rosa, laranja e a marrom.
O ponto fraco do interior fica por conta dos bancos, que apesar de confortáveis, são inteiriços, ou seja, não tem regulagem para o encosto de cabeça, o que prejudica o conforto dos ocupantes.
BYD Dolphin Dimensões
Talvez seja no quesito dimensões que o Dolphin mais surpreenda, pois o carro, apesar de ser pequeno por fora, tem um bom espaço interno, e o segredo dessa condição peculiar é o tamanho do entre-eixos do veículo, pois o elétrico não tem um motor a combustão na parte dianteira, então as rodas dianteiras podem ser “puxadas” o mais para frente possível, deixando o espaço de cabine do carro bem maior. O resultado é um bom espaço para os 5 ocupantes, inclusive para o passageiro do meio que não tem que se preocupar com um túnel central.
O porta-malas do Dolphin também não faz feio para um hatch, tendo 345 litros, sendo um espaço maior do que a maioria dos hatchs compactos vendidos no Brasil.
Comprimento: 4125 mm
Largura: 1770 mm
Altura: 1570 mm
Entre-eixos: 2700 mm
Porta-malas: 345 litros
Peso: 1405 Kg
BYD Dolphin Autonomia e bateria
Segundo o INMETRO o Dolphin com suas baterias 100% carregadas e capaz de fazer 291 km, porém essa distância pode variar em trechos de serra. Mesmo com todas as variáveis possíveis o hatch da BYD pode atender perfeitamente um consumidor que quer um carro para o uso do dia a dia urbano, porém como todo o elétrico vendido no país o Dolphin não é capaz ser utilizado em grandes viagens.
A capacidade da bateria do Dolphin é de 44,9 kwh, e ela consegue gerar 95 cv de potência e 18 kg de torque instantâneo, tudo isso para mover 1.405 kg, tais números são discretos, mas são de bom tamanho para um uso em perímetros urbanos. O 0 a 100 do elétrico da BYD é de 11 segundos o que é apenas aceitável.
A bateria do Dolphin tem um carregamento em bom tempo, se comparado com os outros elétricos, já que o veículo é capaz de sair de 30% até 80% de carga em 30 minutos, e em carregadores de alta intensidade o tempo caí para 25 minutos. É valido destacar que a garantia da bateria é de 8 anos.
BYD Dolphin Equipamentos
O BYD Dolphin vem com ar-condicionado, vidros elétricos, direção elétrica, ajustes de altura do volante, iluminação no porta-malas, volante multifuncional, 6 air-bags, central multimídia de 12 polegadas, sensor crepuscular para acendimento automático dos faróis e lanternas de neblina traseira.
Considerações finais
O BYD Dolphin é um elétrico bem interessante se comparado aos rivais do segmento, porém na prática o Dolphin é um hatch compacto que custa 149.800,00 reais, ou seja, os carros elétricos ainda estão muito caros no Brasil, e não oferecem a praticidade de um veículo a combustão.
Vivemos em um país onde não se tem muitas áreas de recarga, o que deixam os elétricos incapacitados de percorrer grandes distâncias, isso sem falar que ainda não tem como saber qual será os valores de revenda desses carros, ou o preço de uma troca de bateria futura.
Para resumir, carro elétrico no Brasil ainda é só para pessoas de classe média alta para cima, mas caso o consumidor tenha condições de comprar um veículo do segmento, e queira muito deixar a combustão para trás, o Dolphin apresenta um bom custo beneficio entre os rivais elétricos., apenas isso.