Conheça tudo sobre o novo Citroen C3 2023 que tem versões mais baratas que Kwid Outsider
O hatch compacto da Citroen chegou em uma nova geração, com uma cara de suv porém com preço de Kwid. O carro francês é a esperança da Citroen de ser competitiva no setor dos novos “populares” e traz 6 opções de versões.
Em comparação com a geração anterior, esse novo C3 está mudado por completo, com uma dianteira bem bonita que lembra o C4 cactos, contando com faróis e grade em boa harmonia. Já a traseira não é muito agradável aos olhos, nesse quesito o C3 parece que fica em cima do muro, não sabe se quer ser hatch ou se quer ser suv, e com isso temos uma parte de trás um tanto quanto estranha.
Internamente o C3 tem um acabamento todo em plástico duro, e bancos simples porém confortáveis. Mesmo com a qualidade dos materiais não sendo das melhores, a pior parte são as saídas de ar-condicionado que são simplesmente feias e desproporcionais.
As dimensões do carro, apesar de o design sugerir, não são de suv. O carro tem espaço interno e porta-malas de um bom e velho compacto. Mesmo com o veículo não sendo de grande porte, os passageiros de trás vão com um certo conforto, inclusive o ocupante do assento do meio, que não tem que dividir espaço com um grande túnel central. No espaço para malas contamos com 315 litros, o que supera com folga os 290 litros do Kwid.
No quesito motor e câmbio temos 2 opções de ambos, distribuídos em 6 versões. Enquanto as 3 opções mais em conta saem com motor 1.0 e câmbio manual de cinco velocidades, as 3 versões mais caras vem equipadas com uma unidade de potência 1.6. O motor 1.0 gera 75 CV e 10,5 Kg de torque, esses números deixam o carro fraco no quesito desempenho porém com um bom consumo, em perímetros urbanos esse propulsor e capaz de fazer até 13 Km com um litro de gasolina e 15 Km com um litro de gasolina quando o carro está na estrada.
Nas 3 versões mais caras, o C3 vem com o motor 1.6 aspirado de 4 cilindros, essa unidade de potência pode entregara até 120 CV e 15 Kg de torque, deixando o C3 bem mais esperto se comparado com as opções de motor 1000. O melhor dessa unidade de potência é que ela apresenta um bom equilíbrio entre desempenho e economia, equipado com esse motor o C3 e capaz de rodar 10 Km com um litro de gasolina na cidade, e 12 Km com um litro de gasolina nas estradas.
A versão 1.6 mais em conta vem com câmbio manual, o que pode agradar os motoristas que gostam de uma pegada esportiva, já as duas versões mais caras são equipadas com uma caixa automática de 6 velocidades. Na transmissão automática temos passagens de marcha suaves e confortáveis, porém passa longe de ser um câmbio bom para uma pilotagem esportiva.
Versões e Preços
A versão mais em conta atende pelo nome de Live e custa 72.990,00 reais, nessa opção o C3 saí de fábrica com o famoso kit de dignidade, contendo ar-condicionado, trava elétrica, vidros elétricos e direção hidráulica.
Na versão acima temos a Live Pack, que vem com tudo da versão anterior e ainda conta com central multimídia, regulagem de altura no banco do motorista, comando de som no volante e alto-falantes traseiros. Nessa opção o consumidor vai precisar desembolsar 80.9900,00 reais.
Chegando nas versões intermediárias temos o Feel, que custa 83.990,00 reais. Na Feel encontramos todos os itens nas versões anteriores e mais luzes diurnas de LED, painel da cor azul metálico, retrovisores com ajustes elétricos e alarme. Dentro dessa versão temos a opção de contar com o motor 1.6, porém o preço chega nos 91.990,00 reais.
Na segunda versão mais cara temos todos os itens citados anteriormente e volantes revestidos com material especial, modo de condução econômica, faróis de neblina e câmera de ré. Essa opção de nome Feel Pack 1.6 custa 97.790,00 reais, e caso o consumidor queira ter o conforto do câmbio automático, a versão mais barata seria essa.
No topo temos a First Edition, que custa 102.4900,00 reais e tem itens exclusivos como indicadores de ponto cego no retrovisor, jogo de tapetes exclusivos e molduras nos faróis de milha, além de tudo das opções mais baratas.
Conclusões finais
O C3 é um carro que não chama atenção quando o assunto é visual, tanto no interior quanto no exterior, mas compensa com um bom porta-malas e um bom espaço interno se comparado com outros compactos.
Nas versões 1.0 o carro fica bem fraco na estrada, e nos perímetros urbanos apresenta um desempenho apenas aceitável, já nas versões 1.6 o carro fica bem equilibrado, com um bom folego e uma boa autonomia.
Os preços do C3 estão permitindo o carro a se posicionar em um lugar competitivo no mercado, com as versões 1.0 tendo bastante folego para bater no Kwid e no Mobi, e as versões 1.6 também podendo competir com Argo e Polo.
De maneira geral, avaliando que a questão da beleza do veículo é muito relativa, e também comparando com os rivais de cada versão, podemos concluir que o C3 é sim um bom produto, que dificilmente vai decepcionar seus compradores, porém muito provavelmente não será um carro marcante, vai ser apenas mais um compacto sem grande identidade que tenta ser um suv de shopping.