Citroen C3 2023 recebe nota zero em teste de segurança do Latin NCAP

Citroen C3 2023 recebe nota zero em teste de segurança e é duramente criticada pela Latin NCAP

O hatch compacto do grupo Stellantis, o Citroen C3 zerou o teste de segurança da Latin NCAP, segunda a entidade os resultados são vergonhosos.
Todas as versões do C3 vem equipadas com 2 air-bags, cinto de segurança de 3 pontas para todos os ocupantes e controle de tração, porém esses itens, que são obrigatórios no Brasil, não conseguiram ser o suficiente para o carro fazer um teste convincente, já que segundo a Latin NCAP, o veículo representa riscos para adultos e crianças em caso de colisão.

Citroën C3 teve uma note de 12,21 (30,5%) na proteção de passageiros adultos, 23,88 (49,7%) para pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 15 (34,8%) para sistemas de assistência à segurança. Porém, o resultado mais crítico foi para a proteção de crianças no banco traseiro, onde o carro teve um total de 5,93 pontos (12,1%).

Outro ponto preocupante do C3 diz respeito aos impactos laterais, pois o carro apresentou um risco alto de abertura de portas em caso de colisão, inclusive no vídeo divulgado pela Latin NCAP é possível perceber que as portas quase abrem em sua totalidade nos testes desse quesito.

Além de falhar em todos os tipos de colisão, a Latim NCAP ainda fez obervações negativas sobre o veículo, que segundo a ONG possuí fraca região de proteção para o peito do motorista e a falta de estrutura de proteção para colisões frontais.
O Presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP, Stephan Brodziak foi deu declarações bem negativas sobre o Grupo Stellantis, que também ganhou zero estrelas nas avaliações do Fiat Cronos e Fiat Argos em 2021: “A Stellantis jamais se atreveria a comercializar um carro com segurança tão precária. Como consumidores latino-americanos, pedimos encarecidamente que a Stellantis pare de produzir carros que representam um risco tanto para seus ocupantes quanto para os outros usuários da via com os quais compartilham a estrada”, afirma o executivo.”

Outro que não poupou críticas ao grupo foi Alejandro Furas, Secretário-Geral do Latin NCAP: “É alarmante como a Stellantis repetidamente desconsidera a segurança básica para os latino-americanos e é inaceitável que seus veículos alcancem um nível tão baixo de segurança quando eles sabem muito bem como produzir carros acessíveis e muito mais seguros.” Disse Furas.
Logo após a divulgação do resultado dos testes o Grupo Stellantis emitiu uma nota afirmando sua preocupação em construir carros seguros e modernos: “A Stellantis afirma seu compromisso com a proteção veicular, desenvolvendo veículos modernos e alinhados com o segmento. Reafirma ainda que seus automóveis atendem todas as regulamentações vigentes. Disse a empresa por meio da nota oficial.

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