Fiat Pulse Abarth 2024
Já de início vamos trazer uma questão polêmica, é possível ser SUV e esportivo ao mesmo tempo? Para mim não, mas ai trago outra pergunta, seria o Fiat Pulse um SUV?
E ai minha resposta também é não.
Eu entendo perfeitamente que a Fiat venda o Pulse como um SUV, porém até o Renault Kwid já tentou se vender como SUV. O fato é que o consumidor brasileiro tende a valorizar muito mais o carro se ele for considerado de tal categoria, e as montadoras perceberam isso, e nos últimos anos vários hatchs um pouquinho mais altos foram “promovidos” a SUVs.
Caso ainda não esteja convencido, basta olhar as dimensões de um Pulse, e comparar com as de um Golf Mk7, o carro alemão é maior em comprimento, entre-eixos e largura, só perdendo para o “SUV” italiano no quesito altura.
Então pode se dizer que o Pulse Abarth é um SUV mais hatch do que muito hatch por aí, e sim ele é um carro esportivo.
Claro que um carro 1.3 com freio a tambor na roda de trás não é um suprassumo da esportividade, mas a grande questão é a sensação que o Pulse Abarth passa para o motorista, deixando claro que a Fiat pensou no Abarth para agradar as pessoas que sentem prazer ao dirigir.
O bom torque, a suspensão bem equilibrada, e a direção direta são um dos principais ingredientes que tornam o Abarth capaz de tirar sorrisos do rosto. Isso sem falar do o 100 em 7,3 segundos que deixam o italiano bem esperto.
Além de divertir o condutor, o carro é capaz de ser bem confortável no uso diário, e serve perfeitamente uma família, com um bom espaço interno e um porta-malas bem interessante. Além das questões de espaço, outro ponto forte do Pulse Abarth é a boa economia, já que o carro é capaz de fazer 10 km com um litro de gasolina na cidade, e 12 km com um litro de gasolina nas estradas.
Entre os pontos fracos do carro podemos destacar a falta do câmbio manual, que ficaria fantástico no ponto de vista da esportividade, é valido destacar que o câmbio automático de 6 marchas que equipa o Abarth é muito bom, com trocas rápidas e eficientes, porém quando o assunto é agradar os entusiastas nada melhor que uma caixa mecânica.
Outro ponto negativo do Abarth é o preço, já que o veículo custa mais de 150 mil reais, porém aqui temos que destacar que o Brasil é um país com uma pesada carga tributária e a nossa moeda é desvalorizada, então dá pra dizer que nesse ponto a Fiat é uma das menores culpadas.
O Pulse Abarth é ideal para aquele pai de família que quer um carro para o dia a dia, porém também quer dar uma acelerada e se divertir junto com seu automóvel, sendo o mais divertido veículo se avaliarmos apenas os tais “suvs compactos”.