Peugeot 3008 2023
O Peugeot 3008 sempre foi um carro bonito, com muitos equipamentos, porém nunca emplacou nas vendas. Os preços altos e a falta de confiança dos brasileiros em relação a montadora foram os principais motivos, porém agora com o carro chegando em final de geração, será que o 3008 pode ser uma boa opção no segmento dos SUVs médios?
Visual
O Peugeot 3008 é um carro bem bonito, talvez o mais bonito de sua categoria, tem em sua dianteira o já clássico farol ‘dente de leão” em LED, com uma grade moderna, que torna o carro agressivo sem ser exagerado. A traseira é bem bruta, porém ao mesmo tempo é moderna, com as lanternas bem integradas com a lataria. O carro ainda tem rodas de liga leve de 19 polegadas que dão uma bela encorpada no veículo.
Acabamento e interior
O acabamento interno do Peugeot 3008 é muito bom o volante tem um belo desenho e se conecta muito bem com o painel de instrumentos, que é estilo 2 andares e deixa o motorista com uma bela vista.
Os bancos do carro são de couro, com belos detalhes em costuras, o assento do motorista possuí regulagem de altura por comandos elétricos e é bem confortável, dando bastante sustentação para os ocupantes em curvas.
O painel e as portas dianteiras são feitas de material suave ao toque, com detalhes em camurça, o acabamento nessas partes são dignas de carros de luxo, porém na porta traseira o acabamento superior das portas é de plástico duro, o que não é um detalhe desejável para um carro de mais de 250 mil reais.
Dimensões
Como um bom SUV médio o Peugeot oferece um excelente espaço interno e um porta-malas generoso de 520 litros, sendo o carro perfeito para uma viagem de 5 pessoas, gerando conforto para todos os ocupantes, isso porque o túnel central do carro é praticamente plano, possibilitando um adulto viajar no assento do meio sem problemas com o espaço das pernas.
Comprimento: 4.447 mm
Largura: 1.906 mm
Altura: 1.625 mm
Entre-eixos: 2.675 mm
Tanque de combustível: 53 litros
Porta-malas: 520 litros
Peso: 1.567 kg
Conjunto mecânico
O Peugeot 3008 tem duas versões, e ambas utilizam o mesmo conjunto mecânico, combinado motor 1.6 turbo com um câmbio automático de 6 velocidades.
O motor gera 165 cv de potência e 24,5 kg de torque, deixando o carro com um bom desempenho, garantindo segurança na hora de fazer uma ultrapassagem. O 0 a 100 do veículo é de 8,9 segundos, o que não é um número de carro esportivo, porém é satisfatório.
O consumo do 3008 é apenas razoável, já que o carro é capaz de rodar 9,2 km com um litro de gasolina nos perímetros urbanos, e 11,5 km com um litro de gasolina nas estradas.
O câmbio automático de 6 marchas é bom, passa as marchas com suavidade, obvio que para a proposta do carro um CVT seria melhor, mas essa caixa da conta do recado.
Confira a seguir a ficha técnica do Peugeot 3008 2023
Peugeot 3008 2023 | |
---|---|
Motor | 1.6 THP, a gasolina |
Potência/Torque | Potência: 165 cv a 6.000 rpm / Torque: 24,5 kgfm a 1.400 rpm |
Transmissão | Automática de 6 marchas |
Suspensão | Dianteira: Independente, McPherson / Traseira: Eixo de torção |
Consumo | Cidade: 9,9 km/l – Estrada: 11,9 km/l |
Roda e Pneus | 235/50 R19 |
Freios | Dianteira: Disco ventilado / Traseira: Disco |
Peso | 1.564 kg |
Dimensão | Comprimento: 4.447 mm / Largura: 1.841 mm / Altura: 1.625 mm / Entre eixos: 2.675 mm / Altura do solo: 219 mm |
Capacidade | Porta malas: 520 L / Tanque de combustível: 53 L |
Preço | A partir de R$ R$ 237.990 |
Peugeot 3008 2023 | |
---|---|
Conjunto mecânico | ★★★☆☆ |
Espaço interno | ★★★★☆ |
Tecnologia | ★★★☆☆ |
Conectividade | ★★★☆☆ |
Acabamento | ★★★★☆ |
Impressões ao volante | ★★★☆☆ |
Vale a pena comprar? | ★★★☆☆ |
Versões e preços
A versão mais em conta do Peugeot 3008 se chama Griffe e custa 259.990,00 reais, nessa opção temos, alarme, 6 air-bags , rebatimento dos retrovisores, central multimídia de 8 polegadas, ar-condicionado digital automático com duas zonas, direção elétrica, vidros elétricos, trava elétrica e sensor de estacionamento.
Na versão de topo temos o 3008 GT, que saí das agências por 279.990,00 reais, nessa opção o SUV vem com todos os itens da versão anterior e mais, massageadores nos bancos, acabamento exclusivo, sistema de som premium e central multimídia de 10 polegadas.
Considerações finais
O Peugeot 3008 é um carro bonito, espaçoso, confortável e versátil, porém o veículo tem um grande calcanhar de Aquiles, que é seu preço, a versão mais barata do 3008 é mais cara que a opção de topo do Jeep Compass, e muito provavelmente o Compass venderá melhor no mercado de usados, então o custo beneficio do nosso SUV francês acaba sendo bem prejudicado.
Caso o consumidor queira tomar uma decisão mais passional, o 3008 com certeza vai chamar a atenção e servir muito bem, mas quando se trata de um comprador mais sensato, é possível dizer que o SUV médio da Jeep seja uma escolha mais segura.