O esportivo francês, Renault Sandero Rs parou de ser vendido no Brasil em 2023, porém o carro tão querido pelos entusiastas segue bem vivo no mercado de usados, agora, será que ainda vale a pena?
Nesse artigo vamos focar nos Sanderos de 2022, pois o francês na versão Rs sempre tende a sofrer na mão dos “rachadores” com adoram cortar giro e fazer vários testes de 0 a 100.
Visual
O Renault Sandero Rs 2022 é um carro bonito, apenas bonito, nada que vá parar o trânsito, ele é agradável aos olhos assim como todos os outros Sanderos, já que o Rs muda apenas alguns detalhes em relação as outras versões.
A dianteira do Rs tem faróis na medida certa, que conversão bem com a grade, já a traseira conta com lanternas chamativas em LED, o que deixam o francês com um visual moderno, principalmente quando o carro roda a noite. Outro fator que ajuda a embelezar o hatch da Renault são suas belas rodas de 17 polegadas em liga leve, que dão o aspecto esportivo que o modelo pede.
Interior e Acabamento
O desenho de interior do Rs não tem grandes diferenças em relação as outras versões do Sandero, porém o volante é o banco são exclusivos, com detalhes em vermelho. E é justamente o volante e o banco do Rs que se destacam internamente. De resto o esportivo tem portas e painel feitos em plástico duro, com alguns detalhes em black piano, porém de maneira geral temos um acabamento de razoável para ruim.
Dimensões
O hatch francês conta com uma pegada esportiva, porém apresenta dimensões bem interessantes para o uso diário. Os passageiros dos bancos de trás viajam com um relativo conforto, somente o ocupante do meio do banco traseiro que é prejudicado belo alto túnel central do veículo.
No porta-malas o Rs não se difere das outras versões do Sandero, e ele conta com bons 320 litros, o que tornam o carro apto para um uso urbano e até mesmo para pequenas viagens.
Porém a grande vantagem do Sandero Rs no quesito dimensões é seu peso, pois o carro é bem leve, tendo apenas 1181 kg, tal número colabora demais com o bom desempenho esportivo do veículo.
Comprimento: 4070 mm
Largura: 1733 mm
Altura: 1499 mm
Entre-eixos: 2590 mm
Tanque de combustível: 50 litros
Porta-malas: 320 litros
Peso: 1.181 kg
Motorização e câmbio
No conjunto mecânico temos o ponto forte do Renault Sandero Rs, isso graças a um excelente câmbio manual de 6 marchas, de engates macios e de escalonamento curto, o que colabora com os arranques e retomadas do hatch francês.
O motor é de estilo raiz, sendo um 2.0 aspirado, que gera 150 cv de potência e 20 kg de torque, tais números relacionados ao baixo peso do veículo tornam o Rs capaz de divertir, e de fazer um 0 a 100 em 8 segundos .
Além dos bons números a unidade de potência 2.0 gera um bom som, claro que não é um barulho de um superesportivo, mas é um som capaz de agradar um purista, e não desagradar os demais.
Nesse conjunto mecânico o Sandero é capaz de fazer 10 km com um litro de gasolina em perímetros urbanos, e 11 km com um litro de gasolina nas estradas, o que torna o consumo do francês excelente, levando em consideração sua proposta esportiva.
Preços e conclusão
Os preços de um Renault Sandero Rs variam de 85 mil até 95 mil reais, variando de acordo com o estado do veículo, ou seja, em um país onde carros esportivos são muito caros, o Rs se torna uma opção divertida por menos de 100 mil reais. É claro que 100 mil reais não é pouco dinheiro, porém temos que avaliar que até Hb 20 no nosso país custa mais que 100 mil reais, então é razoável dizer que o Sandero Rs entrega um bom custo beneficio.
O Renault Sandero Rs pode ser o carro ideal, só depende do perfil do consumidor, se o comprador quer se divertir acelerando, com menos de 100 mil reais, e ainda tem um carro bom para o dia a dia, o hatch francês é ideal. Agora caso o consumidor queira uma esportividade mais agressiva, e não se importe tanto com a usabilidade do veículo, ai é melhor optar por um Civic Si 2011, ou um Mini Cooper s 2015.
Outro detalhe importante de se destacar, é que o Rs apesar de parecer, não vai entregar toda a praticidade de um Sandero comum, ele não vai ser tão econômico e não vai ter uma suspensão focada no conforto, então para aqueles que não ligam para esportividade, esse carro aqui será feito só de desvantagens.