Honda Civic Type R chega no Brasil como o carro de tração dianteira mais rápido do mundo e preço acima dos 400 mil reais
A famosa versão esportiva do tão cultuado Civic finalmente chega no Brasil, porém os preços mostram que o carro é para um público seleto. A nova geração do Type R é de excelente dirigibilidade porém a versão brasileira vem com menos potência do que as versões japonesas.
Visual
O Civic Type R é simplesmente lindo, sua frente é bem parecida com a do Civic tradicional, porém é mais agressiva no ponto certo, deixando bem destacados os belos faróis de LED. O Type R não é um sedã, e sim um coupé, com o teto tendo um caimento bem acentuado, deixando o carro com um aspecto racing.
A traseira dessa versão do Civic é totalmente única com lanternas em LED e bem conectadas com a lataria, o Type R ainda vem com um Aerofólio grande, deixando claro a proposta do carro. Outro elemento bem marcante é o escape triplo em posição centralizada, o que promete encantar os discípulos de Paul Walker.
Acabamento e interior
O acabamento do carro é de boa qualidade, com muitos detalhes em camurça e bancos bem confortáveis de couro, o painel e as portas são feitos de material suave ao toque, e o volante tem uma excelente pegada.
Um dos pontos marcantes do interior do Type R são suas partes vermelhas, o que é algo que ou você vai amar ou vai odiar, não existe meio termo. Os bancos, os cintos, e o carpete é inteiramente vermelho, o que deixa o carro bem chamativo.
Dimensões
O primeiro ponto a se destacar no Type R nesse quesito é fato do carro ser para 4 ocupantes, mas provavelmente muitos consumidores vão insistir em colocar um passageiro no meio do banco de trás.
O esportivo japonês é um carro grande, o que traz pontos positivos e negativos, a melhor parte é o bom espaço para os passageiros, principalmente se levarmos em consideração que se trata de um coupé. O porta-malas é razoável com 337 litros.
O ponto negativo do tamanho do Type R é o peso de 1451 kg, porém mesmo sendo muito pesado para um carro racing, isso é compensado pelos bons números de potência e de torque do veículo.
Comprimento: 4598 mm
Largura: 1890 mm
Altura: 1407 mm
Entre-eixos: 2735 mm
Peso: 1451 kg
Porta-malas: 337 litros
Tanque de combustível: 47 litros
Motorização e câmbio
A combinação de motor e câmbio é muito empolgante. O motor é um 2.0 turbo que no exterior gera 330 Cv, porém aqui no Brasil a potência máxima vai ser de 297, graças à qualidade do nosso combustível. Mesmo com menos potência o Type R entrega muito desempenho, chegando nos 0 a 100 em menos de 6 segundos, e gerando 42 kg de torque.
Mas a melhor parte do conjunto é o excelente câmbio manual de 6 marchas, com engates curtos e extremamente macio. Essa mecânica é realmente pra quem gosta de dirigir, sendo a caixa de marchas certa pra quem quer sentir o carro e se divertir muito em uma tocada agressiva.
O conjunto mecânico entrega muitos sorrisos e faz 8,8 km com um litro de gasolina na cidade, e 11,1 km com um litro de gasolina nas estradas, o que são bons números avaliando que estamos falando de um esportivo que beira os 300 cv.
Versões e preços
O Civic Type R vem importado do Japão em duas versões, uma com o pacote Traffic Alert que custa 434.900,00 reais, e a outra sem o Traffic Alert de 429.900,00 reais, tirando essa diferença as duas versões são iguais, com ambas possuindo com ar-condicionado duas zonas, vidros elétricos, direção elétrica, central multimídia de 9 polegadas, alerta de mudança de faixas, frenagem automática de emergência e computador de bordo.
Conclusão
O Civic Type R é um verdadeiro esportivo, que além de potência, entrega diversão como poucos carros conseguem entregar. Além de todo aspecto racing, o carro também é bem usável para o dia a dia, com um espaço interno bom e um consumo de combustível bem razoável.
Muitos fãs de Civic andam se queixando nas redes, sobre o carro ser apenas tração dianteira, porém os Civics sempre foram caracterizados pela tração nas rodas da frente, e a dirigibilidade do Type R não deixa nem um pouco a desejar, afinal de contas é o carro de tração dianteira mais rápido do mundo.
O preço realmente é o ponto fraco do carro, pois a alguns anos atrás com 430 mil reais dava para comprar um 911, porém hoje a realidade é outra. Temos que levar em consideração que vivemos em um país de moeda desvalorizada e de grandes taxas tributarias, então esse ponto fraco não tem a Honda como única culpada.
Outro ponto relevante a se refletir é, será que o preço seria tão criticado se o carro não fosse chamado de Civic? É relevante fazer essa pergunta, pois apesar do nome, o Type R não tem nada a ver com o Civic convencional, então é impossível querer fazer qualquer tipo de comparação de preço entre o Type R e outras versões do Civic.
É bem seguro dizer que esse produto é um dos melhores da história da Honda, e quem tiver condições, e escolher comprar o Type R não vai se arrepender. Porém se o consumidor preferir exibir status, e melhor optar por algum produto da BMW ou Mercedes.