Honda HR-V 2023 ficou mais caro
O novo Honda HR-V 2023 chega com tudo para tentar repetir o sucesso da geração anterior, o carro tem um design moderno, e uma grande variedade de equipamentos, mas será que suas qualidades serão suficientes para concorrer com Toyota Corolla Cross e vários outros rivais, em um segmento tão aquecido?
Visual
O Honda HR-V é bonito mas sem ser inovador, sua dianteira é agressiva como a maioria dos seus concorrentes, alinhando uma grade agressiva junto com um belo conjunto óptico de LED. Sua traseira também é bruta e bem mais robusta que a geração anterior.
Um dos pontos fortes desse novo desenho do HR-V é o caimento da traseira, que dá um aspecto de coupé, além disso o carro parece ser maior do que realmente é, o que pode agradar os admiradores de SUVs de grande porte.
Interior e acabamento
O interior do novo HR-V é bem moderno e bonito, a qualidade das peças de acabamento é boa, com detalhes em couro nas portas e no painel. Os bancos oferecem um bom conforto e o volante tem uma excelente pegada, com o forramento em couro.
Um ponto que é valido destacar é o belo console central do carro, esse item deixa a dianteira bem refinada, e na parte traseira esse console acaba com duas saídas de ar-condicionado e duas tomadas 12 V, garantindo um excelente conforto para os passageiros que vão atrás.
Dimensões
No quesito dimensões temos dois pontos bem marcantes, um muito positivo, e o outro bem negativo. Para iniciar com o lado bom temos que destacar o belíssimo espaço interno para todos os 5 ocupantes do veículo. Os passageiros do banco traseiro, que geralmente são os que mais sofrem, no HR-V não terão problemas, já que eles terão espaço para se esticar.
No ponto negativo temos um péssimo espaço no porta-malas, o que é um balde de água fria, a litragem para as malas é de apenas 354 litros, para fins comparativos o porta-malas do Corolla Cross tem 440 litros, e do HR-V de antiga geração tinha 437 litros.
Comprimento: 4.385 mm
Largura: 1.790 mm
Altura: 1.590 mm
Entre-eixos: 2.610 mm
Porta-malas: 354 litros
Tanque de combustível: 50 litros
Peso: 1.305 kg (aspirado) 1.422 kg (turbo)
Conjunto mecânico
O HR-V tem 4 versões, e todas contam com o excelente câmbio CVT que garantem conforto e economia para o carro. Já no quesito motor temos o 1.5 de injeção direta, nas duas versões mais em conta o propulsor é aspirado, e nas duas versões mais caras o motor é equipado com turbo compressor.
O motor aspirado apresenta um excelente consumo de 12,7 km com um litro de gasolina nos perímetros urbanos, e 14 km com um litro de gasolina nas estradas, mas o desempenho deixa a desejar, já que 126 cv de potência e 15,8 kg de torque para mover mais de 1.300 kg é pouco, principalmente quando a unidade de potência trabalha em baixas rotações.
Na versão turbo o motor ganha desempenho sem perder muita economia, essa unidade de potência gera 177 cv de potência e 24,5 kg de torque, o que torna o HR-V turbo capaz de fazer um 0 a 100 em menos de 9 segundos. O consumo desse propulsor é de 11,3 km com um litro de gasolina nos perímetros urbanos e 12,6 km com um litro de gasolina nas estradas.
Preços e versões
O Honda HR-V tem 4 versões, a mais em conta custa 150.400 reais, e atende pelo nome de EX, nessa opção o carro vem com motor aspirado, ar-condicionado, vidro elétrico, direção hidráulica, rodas de liga leve 17 polegadas, 6 air-bags e central multimídia.
A segunda versão mais barata custa 159.600 reais, e se chama EXL. Nessa opção temos todos os itens da EX, e mais volante revestido em couro, espelhos do quebra sol com iluminação, apoio de braço para os passageiros do banco de trás e carregador de celular por indução.
A segunda versão mais cara se chama Advance, e saí a partir de 185.700 reais, nessa opção já temos o motor turbo e todos os equipamentos da EXL. Além de todos os equipamentos já citados anteriormente, o Advance possuí inclinação automática dos retrovisores ao engatar a ré, sensor de chuva e escape com ponteiras duplas.
No topo temos o HR-V Touring, que custa 194.800 reais, e possuí todos os itens da opção Advance. O Touring ainda conta com banco do motorista com ajustes elétricos, Tampa traseira automático com sensor de presença e Partida remota.
Considerações finais.
O carro perdeu espaço no porta-malas, para equipar as versões mais em conta o motor 1.8 era mais vantajoso do que o 1.5 aspirado e os preços estão bem acima da média sem nada que justifique isso. Para fins comparativos o Renegade s 4×4 com teto solar é mais barato que a versão de entrada do HR-V.
O carro até que ficou mais bonito, excelente acabamento, e com uma ótima economia mas quando o assunto é custo beneficio o SUV compacto da Honda perde força se comparado aos rivais, no final das contas dá pra concluir que os preços da montadora japonesa são o grande ponto fraco do modelo.