A nova geração do Honda Civic de 11 geração está fracassando em vendas no Brasil, lançado ainda em janeiro o carro vende menos que o esportivo Porsche 911.
O tão querido sedã da Honda desde que surgiu no Brasil em 1992 na sua geração 5 foi sucesso de críticas e vendas, em 1995 tivemos o primeiro Civic fabricado no o tão cultuado por entusiastas Civic 6.
Em 2005 a montadora japonesa lança o New Civic de geração 8, e já de início o carro fez um grande sucesso, principalmente pelo seu visual moderno e agressivo, que até hoje é atual. De 2017 até 2021 tivemos no Brasil o Civic de geração 10, o último fabricado no Brasil, esse veículo novamente agradou no desenho, e vendeu bem, ficando apenas atrás do Toyota Corolla, no segmento dos sedãs médios.
Em 2022 o Civic não foi vendido no Brasil, e logo no início de 2023 temos a esperada volta do sedã médio da Honda, na sua geração 11, porém o carro vem importado da Tailândia o que favorece o alto preço do produto.
Pra fins ilustrativos o Honda Civic 2023 foi lançado no final de janeiro, e até o mês de maio tinha vendido apenas 315 unidades, já nos meses de junho e julho foram 9 unidades comercializadas, enquanto o Corolla em sua versão sedã vendeu 7.563 carros nos mesmos meses.
Os motivos desse fiasco de vendas da Honda são dois, o primeiro é o visual do carro, enquanto os Civics anteriores sempre se destacavam pela ousadia e um desenho esportivo, nessa atual geração o carro ficou com aparência de “tiozão”, passando longe de um desenho ousado e que agrade um público mais jovem. O carro não chega a ser feio, mas passa longe de ter um padrão Civic de qualidade.
O outro grande motivo do fracasso do Civic é seu preço muito acima da média, é válido destacar que a Honda tentou subir o modelo de categoria, antes o sedã era considerado de porte médio, e agora a montadora japonesa quer vender o Civic como sedã grande, o que não está dando certo. Dentro do imaginário popular o Civic é rival do Corolla e do Jetta, e não da BMW 320i e do Audí A3.
Mas como a Honda está considerando o Civic como sedã de luxo, o preço acompanha esse delírio da fabricante, já que o preço do Civic 2023 é de 244.900,00 reais, enquanto O Corolla mais caro custa 193.590 reais (Altis Hybrid Premium). Então temos uma diferença de preço absurda que justifica uma diferença de vendas absurda.
Para os próximos meses a tendência é de que tudo continue na mesma, e a não ser que a Honda mude radicalmente sua política de preços, dificilmente essa geração vai conseguir reverter essa situação.