Polo Track 2023 é um substituto na altura do antigo Gol?

Novo Polo Track 2023 o substituto do Gol?

A nova versão do Polo, chamada de Track veio com a clara função de ser o novo “popular” da Volkswagen. O carro busca ter um preço competitivo no mercado brasileiro, e pra isso perde certos itens.
A ambição da montadora alemã em tentar vender o Polo Track como se fosse um novo gol está estampado no site oficial da VW, em trecho que diz: “O Polo Track chegou com a robustez já conhecida do Gol e com toda segurança e confiabilidade da marca Volkswagen. Além do design inovador, o Polo Track traz muito conforto para atender os consumidores mais exigentes”.

Visual

Quando o assunto é visual, o Polo Track é praticamente idêntico aos outros Polos, a única diferença relevante é a grade dianteira, que é estilo “colmeia” e é bem bonita por sinal, de resto é o velho desenho de um gol bombado.
Tem consumidores que curtem o design do Polo, e realmente o carro não chega a ser feio, é apenas um bonitinho que não chama atenção, tem uma frente que tenta passar agressividade, como já é clichê hoje em dia, e tem uma traseira genérica.
O Polo Track não tem rodas de liga leve, nem faróis de milha, e muito menos conjunto óptico de LED, o que deixa claro e transparente que estamos falando de um carro “popular”, de visual popular.

Interior e conforto

O interior do carro é todo em plástico duro, o que é normal para um carro que busca ser um “popular”, o banco é confortável, porém não tem encosto de cabeça regulável, é totalmente inteiriço, o que pode prejudicar no conforto.
De itens que colaboram com o conforto temos o famoso kit dignidade, composto por ar-condicionado, direção hidráulica e vidros elétricos para as portas da frente, os ocupantes da parte de trás terão que se contentar com alavanca de vidro manual.

O carro ainda conta com um rádio, que tem uma aparência próxima a de uma multimídia, o que deixa o visual do painel mais bonito. De resto o carro prega pela praticidade e simplicidade, sem possuir ajustes de altura e profundidade de volante, e com regulagem de retrovisores manuais.

Dimensões

O polo possuí o maior entre-eixos da categoria, o que permite os passageiros da parte de trás desfrutarem de um bom espaço interno. O porta-malas pode ser classificado como de razoável para bom, levando em consideração que estamos falando de um hatch compacto.

Comprimento: 4074 mm
Largura: 1751 mm
Entre-eixos: 2566 mm
Porta-malas: 300 litros
Peso: 1054 kg
Altura: 1471 mm
Tanque de combustível: 52 litros

Motor e câmbio

O conjunto mecânico do Polo Track é bem conhecido da maioria, já que nessa versão o hatch alemão vem com um motor 1.0 aspirado de 3 cilindros, que gera 84 CV de potência, e 10 kg de torque, tudo isso acoplado em um bom e velho câmbio manual de 5 velocidades.
As marchas do carro são de engate macio e a transmissão é bem escalonada, já o motor anda o esperado de qualquer 1.0 aspirado, tendo um desempenho melhor que o Peugeot 208 1.0, e um pouco inferior ao do Ka se 1.0.
A melhor parte da unidade de potência do Polo Track é sua economia, já que o veículo consegue 13,5 km com um litro de gasolina nos perímetros urbanos, e 15 km com um litro de gasolina quando o assunto é estrada.

Conclusão

Acredito que podemos definir o Polo Track como normal porém honesto. O hatch da VW não se destaca em nenhum quesito, mas apresenta eficiência naquilo que ele se propõem.
Também é de se destacar que o carro oferece mais potência e espaço interno se comparado com Kwid Outsider e as versões de entrada do 208, porém cobra um pouco mais em relação aos concorrentes.
Custando 81.890, essa versão do Polo entrega um conjunto mecânico confiável e uma excelente economia de combustível, porém não espere chamar atenção dentro de um desses, ou tão pouco se apaixonar pela sua dirigibilidade.

Caso o consumidor queira ir de um ponto A até um ponto B, com dignidade e economia, gastando o mínimo possível, sem dúvida nenhuma o Polo pode ser uma boa opção e também um bom substituto do Gol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *